Alimentação Keto

O que é uma dieta ketogénica

Hoje venho cá para falar sobre o que é uma dieta ketogénica ou cetogénica. Esta é uma dieta que ganhou alento nos últimos meses ou anos e descobri-a numa das minhas pesquisas online.

Foi-me chamando a atenção porque ao contrário de muitas dietas que experimentei ou das quais ouvi falar antes o feedback online era regra geral algo como: “tenho muito mais energia”, “não me sinto deprimida”. Basicamente além da óbvia capacidade para perder peso rapidamente a verdade é que muitas das pessoas que a faziam diziam sentir-te espetaculares.

Pergunto a quem lê isto, já se sentiram espetaculares a fazer uma dieta? Com energia e sem pensar naquele chocolate, bolo, gomas maravilhosas que deixamos para trás? Já estiveram cheios de energia e felizes a fazer dieta? É que eu não tinha. Dieta é meio que um sofrimento sem fim, atrasado pela balança que teima em baixar a mau ritmo Já experimentaram? Terrível.

Outra coisa que me motivou foi que esta dieta é indicada para pessoas com ovários poliquísticos (pessoas como eu).

O que é a dieta Cetogénica?

Esta é uma dieta baixa em hidratos de carbono e rica em gordura. Esta é uma dieta comprovada cientificamente e é recomendada para doentes com problemas cardíacos, é também recomendada para crianças e adultos para tratamento de problemas como diabetes e epilepsia. Também é mencionada com frequência como uma solução para reversão de diabetes tipo 2, em que os pacientes ao fim de algum tempo conseguem inclusive deixar de tomar medicamentos para o controlo da glicemia.

A dieta cetogênica baseia-se numa redução drástica do número de hidratos de carbono na alimentação. Ao contrário das dietas “normais” damos ao corpo mais gordura. Após um período de adaptação o corpo entra em cetose, isto é, em vez de queimar açúcares (ou hidratos de carbono), passa a queimar gorduras. Após queimar as gorduras ingeridas através da nossa alimentação acede com maior facilidade à gordura armazenada levando a perda de peso.

Tipicamente procura-se ingerir 70% de calorias em gorduras, 5% em hidratos de carbono e cerca de 25% em proteínas. Estes valores devem ser adaptados a cada um e à fase da dieta em que se encontram e claro ao nosso estilo de vida. Mas grande factor aqui é reduzir os açúcares/hidratos de carbono que ingerimos para que o nosso corpo prefira queimar gorduras como fonte de energia.

O que se sente quando se faz a dieta cetogénica:

O que se sente quando se faz a dieta cetogénica:

O que descrevo foi a minha experiência pessoal:

Na fase de adaptação em que chamamos Keto-flu ou gripe cetogénica, tive dores de cabeça fortes que depois de adicionar sal à água que bebia melhorou e eventualmente desapareceu (coisa de 2 ou 3 dias diria eu).

Perdi 10Kgs em apenas um mês e não os recuperei mesmo já tendo passados meses (parei depois a dieta por outros motivos). Sentia imensa energia, para entenderem eu sou o tipo de pessoa que fica com tanto sono a partir de certas horas que desisto sequer de conduzir para casa, tenho medo de adormecer e ficar pelo caminho. Dormir no carro, na cada de pessoas/amigos que visitava pela noite era o normal! Eu acordava sempre com imensa fome! Mas tipo vontade de comer um boi! Depois de estar bem integrada na dieta, podia passar muitas horas sem comer e saltar refeições sem problema, no fundo praticar jejum intermitente. Dei por mim inclusive na cama a pensar… mas é tarde e esto cheia de energia! As comidas que fazia e comiam era deliciosas, não contava calorias, apenas tomava atenção ao número total de hidratos de carbono que consumia por dia, só comia quando tinha fome! Comecei a beber muito mais água e sendo uma pessoa que era muito sensível ao sal, achando-o intolerável, passei a usar e abusar do sal!

Em suma: Muita energia, boa disposição, atenção para trabalhar, as horas passam rápido e não me lembrava que tinha que comer. Não ficava “zangada” por estar com fome. Notei baixa de peso passados poucos dias, perdi muita gordura! A sensação de estômago liso maravilhoso não tem descrição.

Uma das coisas mais importantes que quero ressaltar é que antes quando treinava num ginásio e comia saudável, como saladas, cereais e grãos integrais, comia de poucas em poucas horas e incluía fruta e legumes na alimentação perdia peso, mas sobretudo massa muscular. Para mim foi a pior coisa e no final de contas o que me fez desistir do ginásio, foi que sempre que me pesava perdia massa muscular! Com a dieta cetogênica acompanhei o meu peso e volume em casa com uma balança digital semelhante à do ginásio e a verdade é que sempre perdia gordura e pouca massa muscular!

E por ai já experimentaram a dieta cetogénica? Qual o vosso feedback?

Alguns estudos para os mais curiosos que podem explorar:

Estudo em que mostra a baixa de 50% de ataques epiléticos em pacientes: Estudo em EN

Estudo sobre baixa de peso em pacientes assim como menções a melhorias em cancros Estudo em inglês

Estudo em pacientes com diabetes e o efeito da dieta cetogénica Estudo em Inglês

Estes estudos foram aleatoriamente selecionados e podem encontrar outros similares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *