Featured

200 anos por um refresco

Hoje venho falar sobre palhinhas de plástico. Este é mais um dos objetos do dia-a-dia sobre os quais nunca pensamos. Está lá porque haveríamos de pensar sobre aquilo. Qualquer pessoa vai e compra palhinhas packs de 100 unidades ou 250 unidades por dois euros ou menos. Mas o que fez de mal a palhinha?

Uma palhinha demora em média 200 a desaparecer. Pensem bem, 200 anos. Ou seja se usarmos duas ou 3 palhinhas por semana já pensaram na quantidade de plástico que usamos 1 só vez e simplesmente jogámos fora?

Nunca havia pensando nisto até que um dia num daqueles dias em que youtube nos rouba umas horas fui chocada e traumatizada com imagens de uma tartaruga a quem estava a ser removida uma palhinha do nariz. Há realmente necessidade disto com os materiais e opções que temos hoje em dia? Não!!! Além de que a palhinha não é a novidade do século. Há registos dos antigos egípcios já usarem palhinhas. Mas devido a doenças, comodidade, e do apogeu do plástico simplesmente trocamos para estas versões poluentes de usar e deitar fora.

O problema neste caso não é a quantidade de plástico de uma palhinha mas a quantidade de palhinhas que usamos num só dia. Estima-se que só nos Estados Unidos o número de palhinhas usadas diariamente dê para dar a volta ao mundo 2.5 vezes e meia por dia. Leram bem… 2.5 vezes por dia.

A realidade é que podíamos viver sem palhinhas mas para quem como eu gosta por vezes de beber uma bebida bem fria ou gosta de beber com palhinhas existem múltiplas opções.

Alternativas às palhinhas de plástico

As melhores alternativas às palhinhas de plástico são as suas versões de vidro e de aço inoxidável. Existe inclusive uma palhinha diferente como a que vêm na 3ª imagem abaixo que serve para beber chá uma vez que esta serve logo de coador que não deixa passar as pequenas partículas de ervas e flores usadas.
Para mim uma das melhores alternativas às palhinhas de plástico é sem dúvida a palhinha de vidro. Por uma questão de higiene creio eu. Dá para ver o interior para mim é satisfatório enquanto bebo pois consigo ver a bebida e também porque consigo ver se algo esta fora do comum imediatamente. e qualquer forma por norma estas palhinhas vêm com pequenos escovilhões para que as possam lavar.
Eu tenho palhinhas de vidro temperado lisas que comprei online mas podem encontrar muitas lojas que dão opções coloridas e diferentes. As palhinhas são claro está muito mais caras que as suas versões de plástico pois não são descartáveis e são feitas para durar. Eu encontrei um super negócio online em que comprei palhinhas a um valor médio de 40 cêntimos à unidade. Deixo o link o produto/loja ebay em que comprei as palhinhas de vidro.

Abaixo as imagens são de sites de venda caso queiram investigar. Existem também à venda no ebay de forma mais acessível.

Alternativas às palhinhas de Plástico
Imagem 1 || Imagem 2 || Imagem 3

Aqui algumas curiosidades sobre a palhinha.

Nenhum dos links é patrocinado.
Imagem do post de Masaaki Komori

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *