Ecologia em casa - All Boheme
Featured

Alterações em casa que reduzem a nossa pegada Ambiental

Este post é sobre pequenas medidas que implementámos em casa com o intuito de diminuir a nossa pegada ambiental e contribuir para uma vida mais saudável.

Alterações ecológicas em casa: lidar com o lixo

Uma das maiores alterações que fizemos em casa é a forma como gerimos o lixo. Temos no fundo 3 tipos de lixo:

  • Não reciclável;
  • Reciclável;
  • Compostável.

O não reciclável fica na cozinha com um saco bem grande, no que tradicionalmente seria o caixote de cozinha. O Reciclável fica num saco de compras da IKEA atrás da porta da escadaria/arrumos. O compostável vai para uma tigela metálica ou de vidro que fica em cima do balcão e que segue regularmente para uma estrumeira ou no caso de quem tenha apartamentos para um caixote/balde de compostagem.

No nosso caso este método permite-nos fazer menos visitas ao lixo e poupar sacos. A não ser que tenhamos coisas sujas como por exemplo latas colocamos tudo no mesmo saco. Quando estamos frente a frente com o ecoponto rapidamente separamos cada tipologia de item, vidro, papel ou plástico. No lixo de casa vão papéis gordurosos ou coisas que não possamos colocar na reciclagem.

Na cozinha temos sempre um saco que é excessivamente grande para o balde. Quando o balde fica cheio o saco é removido e nele juntam-se os papéis da casa de banho (onde não se coloca saco) e algum lixo que exista no escritório como lenços sujos. No fundo, um único saco serve para 3 caixotes do lixo.

Calculamos que por ano poupemos cerca de 104 sacos do lixo uma vez que em média só despejamos o lixo uma vez por semana. Num único saco, em que se agrupam lixos de 3 baldes.Por vezes usamos sacos extra para por exemplo a areia da gata ou para juntar todo o plástico num saco para reciclagem. Mas a excepção desses calculamos 1 saco por semana para o lixo universal da casa.

Alterações ecológicas em casa: lidar com o café

Esta foi uma das novidades da quarentena do COVID-19. Recomendo que leiam aqui este artigo sobre Poupar no Café.  Para a maior eficiência possível optem por marcas de máquinas e café cujas cápsulas sejam recicláveis. Idealmente optem por máquinas que usem pastilhas ou ainda melhor café moído ou café em grão. Têm também a opção de usar as cafeteiras antigas que em qualquer fogão permite consumir um café de qualidade e forte como cá em casa gostamos!

Nós optamos por uma máquina bean to cup ou seja usa grão de café ou café moído e poupamos não só dinheiro como o ambiente evitando cápsulas. Não ter cápsulas poupa-nos idas à loja sem necessidade para as entregar e claro, o papel que envolve as cápsulas.

Cápsulas e o seu impacto ambiental - café - All boheme

Alterações ecológicas em casa: lidar com guardanapos

Uma das coisas que mudamos em casa foi o nosso consumo de guardanapos. Regra geral usamos guardanapos de pano, com excepção de comidas que mancham muito, como por exemplo molhos de tomate ou camarões alhinho. Não usar guardanapos poupa-nos dinheiro e também papel, diminuindo a quantidade de guardanapos. Esta é uma solução simples de usar e bastante ecológica, quando usamos guardanapos de pano estes são reutilizados durante várias refeições e  lavados a altas temperaturas. muitas vezes servem só para limpar a boca e têm pouca sujidade realmente.

Recomendo passarem na Zara home na altura dos saldos para conseguirem os guardanapos ideais a um preço reduzido.

Guardanapos de tecido são uma solução ecológica - All Boheme

E vocês ai por casa? Quais os vossos segredos para uma casa mais ecológica? Que mudanças de hábitos adoptaram que resultaram convosco?

 

Alterações em casa que reduzem a nossa pegada ambiental - Ecologia doméstica - All Boheme

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *