Dicas para teletrabalho, evitar stress em casa - All Boheme
Featured

Teletrabalho não é TeleStress – Série Saúde

TeleTrabalho não necessita de ser TeleStress

Hoje em dia por decisão própria, por decisão da própria empresa ou simplesmente por causa da pandemia do COVID o teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos.

Mas como nos devemos organizar e evitar que isto seja uma porta aberta para stress constante no nosso dia a dia?

Boas práticas e Dicas para Teletrabalho com menos stress

Deixo aqui uma lista simples de pequenas regras que me ajudaram ao longo dos anos a ser mais consistente a trabalhar a partir de casa e que nesta altura em que devido à Pandemia trabalho 100% à distância me permite estar organizada e calma em casa.

Dica para Teletrabalho 1: Definir horários

Em casa a vida laboral mescla-se com a vida profissional por isso cumprir um horário completo é difícil sobretudo se existirem tarefas envolvidas: como por exemplo fazer o almoço. Em que torna-se rapidamente óbvio que não iremos ter apenas uma hora de almoço.

A coisa mais importante do teletrabalho é definir o nosso horário que combina com a nossa casa. Se a pausa da tarde precisa de ser de 1h para estender a roupa e dar o lanche aos mais pequenos ou tratar dos animais ou simplesmente adiantar o jantar colocamos esse tempo no nosso calendário.

É importante definir horários para balizar expectativas do nosso lado em termos de quantas horas vamos ficar junto dos nossos trabalhos e não sentir que as coisas do nosso a dia que têm de acontecer são uma interrupção. Não podemos fingir que é de facto como estar num escritório em que não há outras pessoas que depende de nós, os horários são rígidos e em que não precisamos de limpar e arrumar nada. Vamos respeitar os nossos horários e definir o que melhor resulta para nós.

Dica para teletrabalho 2: Colocar um despertador

O importante da vida em casa é ter rotinas, tal como teríamos num espaço exterior. Recomendo usar um despertador que pode ser um relógio que apita ou vibra, o telemóvel ou um despertador no computador. Isto assegura-nos que mantemos consistentes com coisas básicas como comer, beber água, fazer uma pausa para nos esticarmos ou bebermos café. Comemos a horas corretas e sabemos que a partir de certa hora é tempo de descansar. Depois de criar o horário como explico na primeira dica do Teletrabalho é depois ajudar-nos a nós próprios a cumprirmos esses horários um despertador é a melhor forma de o fazer!

Organizar em teletrabalho - Dicas de Teletrabalho - All Boheme

Dica para teletrabalho 3: Definir um espaço de trabalho

isto é importante porque nos ajuda a arrumar mentalmente e fisicamente o nosso espaço. Por exemplo aqui em casa temos uma divisão dedicada ao escritório. Quando saímos do trabalho podemos fechar a porta e pronto, acabou o horário de trabalho. O mesmo pode ser conseguido com uma caixa. Se trabalhamos na nossa cozinha ou sala por exemplo, ter a rotina de no final do dia de trabalho colocar tudo numa caixa (papéis, computador, rato, bloco de notas, canetas). Isto ajuda não apenas a que o trabalho não se apodere da nossa casa como a não ter um lembrete a toda a hora que precisamos de terminar a tarefa A ou B.

Dica para Teletrabalho 4: Ter o necessário junto de nós

Esta dica eu diria que é essencial para o sucesso do teletrabalho. Não ter as coisas junto de nós é a desculpa perfeita para andarmos de um lado para o outro em busca da água, café, aquela caneta. Vamos acabar com a desculpas para nós próprios. Todos os dias sentamo-nos juntos da nossa água e do nosso material básico. Deixar tudo na caixa ajudará a que isso aconteça e que por exemplo antes de uma chamada andemos loucos em busca dos fones que subitamente ficaram na outra divisão! Isto sem dúvida nos ajudará a estar mais calmos, em controlo e sobretudo evitará que andemos pela casa e que sejamos distraídos pela restante vida e outras tarefas que temos na nossa casa.

Dica para Teletrabalho 5: Ter uma lista de tarefas

Organizar o nosso trabalho é importante porque rapidamente entre emails a chegar, pedidos e pequenas coisas que acontecem em casa é normal que rapidamente fiquemos sem foco e não saibamos o que fazer depois do quê. Se acharmos mais conveniente façam também uma lista de tarefas domésticas para que o vosso parceiro ou parceira saiba que coisas vocês querem ver resolvidas. Podem ser coisas simples como: limpar os candeeiros do wc.

Dica para Teletrabalho 6: Garantir Conforto

Um dos erros que cometemos é pensar, estou a trabalhar a partir de casa vou ficar de pijama e vou trabalhar na cama ou no sofá. Esta não é tanto uma questão psicológica é uma questão física. Os pijamas estão feitos para que estejamos na nossa cama tapados, muitas vezes passado pouco tempo a trabalhar ficamos com frio. Trabalha no sofá ou na cama não é ergonómico. Vamos rapidamente começar a ter dores nas costas ou ombros por isso. Apesar de estarmos limitados com as opções domésticas é importante experimentar se os bancos da cozinha resultam melhor que a cadeira da sala. Adicionem uma almofada ou experimentem mudar de mesa de trabalho. Garantir o nosso conforto é importante tal como no nosso escritório.

Organizar em teletrabalho - Dicas de Teletrabalho - All Boheme

Dica para Teletrabalho 7: Comunicação pelos meios corretos

É importante definir com as pessoas com quem trabalhamos e com amigos e família se possível qual o nosso meio preferencial de comunicação. Isto porque se passar o dia no whatsapp, facebook, telegram, skype, microsoft teams e instagram a mandar mensagens. Se forem de trabalho será certo que algo vai ficar perdido. Se for pessoal vamos passar demasiado tempo distraídos. O ideal é não ter mais de 2 canais de comunicação abertos. Limitar aqui é organizar. Isto permite que facilmente se tivermos uma emergência ou precisemos de ser contactados comunicar estas alterações seja super rápido.

Dica para Teletrabalho 8: Definir tempos sem interrupções

Aqui é importante comunicar com quem vivemos. Se temos uma reunião das 8h às 9H é importante que consigamos comunicar isso. Primeiro dizer de antemão e antes de começar. Basta um simples: “Vou entrar para a minha chamada agora”. Ajuda a definir momentos ininterruptos em que conseguimos ter o nosso foco total numa tarefa ou atividade. Com os mais pequenos pode ser mais complexo de explicar mas definir estes períodos ajuda a que entendem que há momentos em que podem conversar/pedir algo e que há momentos em que têm de aguardar.

Isto é também importante se estivermos a tratar de coisas que exigem a nossa atenção total como trabalhar com números, pagamentos ou configurações com muitos detalhes.

Dicas para teletrabalho, evitar stress em casa - All Boheme

Resumo de dicas para teletrabalho

  1. Definir o melhor horário que se adapte não só ao trabalho mas com a realidade da nossa casa;
  2. Pedir ajuda a um despertador para que nos ajude a não esquecer não apenas do que temos para fazer mas daquelas pequenas pausas do dia-a-dia;
  3. Ter um espaço físico de trabalho é essencial para que a vida não se misture com o trabalho e vice-versa;
  4. Evitar abandonar constantemente o nosso espaço de trabalho, tenham junto de vós sempre o essencial que precisam;
  5. Ter uma lista de tarefas para ajudar a organizar-nos;
  6. A ergonomia em casa deve ser também uma prioridade e o nosso conforto físico;
  7. Definir canais de comunicação para conseguirmos comunicar com todos e não perder o fio à meada;
  8. Clarificar e distinguir tempo sem interrupções de tempo de trabalho normal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *